Avançar para o conteúdo principal

CamelbaK Fairfax '09

Comprei este Fairfax porque estava em promoção na Decathlon e como o meu CamelbaK Scudo é muito específico para jornadas longas, achei que devia procurar um camel adequado para breves saídas. Também procurava uma desculpa para levar comigo a bomba Blackburn Mammoth '07, uma vez que ela é muito grande para caber nos bolsos dos jerseys.

  • 14.90€
  • Cargo: 2.25L
  • Dimensions: 39.0cm x 23.0cm x 9.0cm
  • Weight: .45kg empty & 1.89kg filled
  • 50 oz / 1.5 L OMEGA™ HydroTanium™ Reservoir with Lifetime Warranty
  • 3 colors: black-hi-viz / estate-blue-charcoal / racing-red-charcoal
Extras:
  • Insulated reservoir pocket keeps liquid cool for hours
  • Air Mesh channeled back panel and shoulder straps for enhanced ventilation
  • External zip pocket for keys and essentials
  • Front and back reflectivity improves low-light visibility 

 "Menos é mais!"



Fairfax na garagem:
Curti o Fairfax '09. É um pouco maior que o Slipstream™ '09, HydroBak® '09/'10, Classic™ '09/'10 e Zoid '10, mas mais pequeno que o mesmo modelo desde ano, Fairfax™ '10 com os seus 2.46L de carga. Apesar do aspecto amorfo ou mesmo andrógeno do Fairfax, existe uma versão feminina denominada Annadel com as cores preto, rosa esbranquiçado e um azul marinho giríssimo.

Para ser sincero, acho que a carga divulgada pela CB é mais 2.25 Ltotal-1.5 Lh2o=0.75 Lcarga útil. Pode parecer pouco mas é mais que suficiente para as minhas necessidades urbanas e voltas semanais: 1x câmara de ar, 2x desmontas, 1x Topeak Mini 18+, 1x chaves de casa, 1x Nokia N78 e tradicional monóxido de hidrogénio. Todavia, o Mammoth não cabe no Fairfax e isso poderá constituir o seu possível falhanço. Não confundir falhanço com imperfeição... É apenas defeituoso do ponto de vista do comum bttista que usa pneus >2.0", cuja bomba é do comprimento exacto do Fairfax.

3 bolsas fazem tudo: uma para a bexiga, uma "grande" com duas mangas em rede, a cena do porta-chaves e uma bolsa circular pequenina mesmo com espaço livre que não desaparece ao atestar a bexiga. Não esquecer a presilha no peito, sendo esta 100% removível. Por falar em presilha peitoral, os modelos HydroBak® e Charm™ não possuem esta presilha. Bizarro.

A outra coisa chata: primeiro mete-se a bexiga atestada e depois é que se põe o material para levar. Pois... Isto não é como nos outros CB de 2 e de 3L onde primeiro se põe o material e depois é que se mete a bexiga. Pois... É o tipo de coisas que baixa a funcionalidade do produto.

E o frete que é passar o bocal e o tubo da bolsa através da manga cosida nas alças? Pois... Misteriosamente, as mangas do Fairfax são pouco mais do dobro do comprimento das outras mochilas da camel. Demora imenso tempo passar o bocal, mas ainda bem que nunca uso o L junction, o vulgo Ergo Hydrolock Shut Off Valve, senão desesperava e ainda nem tinha saído de casa.
 
Fairfax no mato:

Mais uma vez o factor peso a vir ao cimo. Mal noto os 2kg nas costas e é aqui que as sessões fotográficas tornam-se mais agradáveis pois é só abrir a presilha do peito, virar Fairfax e sacar a máquina fotográfica (Nokia N78) e começar a fotografar.

Portanto, nada incomodativo e bastante prático no meio de nenhures pois leva quase tudo, quase tudo... O 'quase' é que mata o Fairfax, mas tem solução: um cordel de nylon azul esverdeado preso no psedo-pega do Fairfax e lá vai a bomba de encher pneumáticos. Com o aumento da velocidade e da irregularidade do piso, a viagem torna-se desagradável, a bomba dá muita pancada nas costas e é desagradável as nódoas negras.


A abertura da bolsa grande devia ser mais prática pois nunca vejo no que estou a pegar e o design do Fairfax faz com que seja pouco flexível, mesmo na ausência da bexiga! Lá vou apalpando até encontrar o que procuro. Devo dizer que as luvas Dirtpaw da Fox para MX oferecem muita sensibilidade!

Tal como o Scudo, Fairfax é impermeável. Todavia, não usa uma capa protectora, é integrado nos painéis que formam as bolsas para carga e daí Fairfax ser pouco maleável. Ao menos acabou-se o velho truque do saco de polietileno (PE) enrolado no telemóvel quando o céu ameaça com nuvens negras.
  

Conclusão:
Eu acho-o quase perfeito! A forma como fica achatado nas costas, a carga útil de leva, as cores opcionais, os materiais utilizados, as linhas, o design orgânico, o cordelinho exterior para levar, pendurada, a bomba de encher pneus... Este Fairfax é quase perfeito para jornadas curtas ou uma longa saída a pé e, simultaneamente, defeituoso no pormenor do transporte da bomba.

Desculpem lá estar novamente a pressionar esta tecla mas continuo a matutar a cena da bomba. Eu não vou comprar de propósito uma bomba
ppp da CrankBros (das poucas bombas micro que enche pneus 2.5" rapidamente) só para ficar com um hipotético kit de sobrevivência completo num micro CB.
Esperem, tive uma dor de cabeça com imagens... Uma ideia: porque não sacar o manómetro da minha bomba de alta pressão enfiar dentro do Fairfax? Cronometrei 168 horas para encher pneus 2.4", mas não faz mal porque cabe tudo dentro do Fairfax!

O valor monetário do Fairfax... Eu sabia que este fantasma criado no review do Scudo havia de me assombrar no futuro mas tenho uma desculpa: comprei cá por 15€! Sim, eu desloquei-me a uma loja e comprei em promoção enquanto o Scudo foi comprado num mês de promoções malucas do CRC. Conforme terminou a promoção, o Scudo voltou ao preço normal.

Recomendo este Fairfax '09. Menos é mais!

Esquemático:

 Legenda:
1 - Mau 
2 - Abaixo da média
3 - Bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende



Positivo:
  • Design compacto bem conseguido para a sua função
  • Peso imperceptível
  • Painéis impermeáveis!
  • Bexiga e bocal da CB continuam a liderar o mercado
  • 3 cores disponíveis 
 
Negativo:
  • Para quê bombas de encher pneus?
  • Requer uma certa organização para conseguir pôr 0.75Lcarga útil lá dentro, para não dizer imaginação
  • Pouco prático na manipulação de material dentro da bolsa grande
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GBA - parte 2

Glorioso Smart 2 com ecrã 3.2"! GBA é uma pérola! :) Descobri o mítico Fire Emblem, o primeiro da saga em US/EU e é bom. É tão bom quanto a malta tem divulgado ao longo dos anos, senão o melhor JRPG / Turn Based Strategy do GBA. É diferente do Advance Wars.Tem de ser jogado mais à defesa pois se um dos heróis morre, morre para sempre! Outro pormenor é o fato das armas terem desgaste. As lojas de itens e afins ocorrem durante a batalha e tem auto save durante a batalha (o que obriga a repetir o capitulo casso alguma coisa corra mal). Deixo algumas screen shots do final do primeiro episódio e grande parte do segundo. Só tenho umas 20h de jogo.   ...

Wembo 24h Mação

  Fui, sem esperança, para a   maratona   do ano. Era uma coisa surreal, em todos os sentidos. Sexta feira, 06 de Julho Cheguei ao lugar sexta feira um pouco antes do secretariado fechar. Recebi o dorsal e o saco vazio correspondente ao evento. A dormida e WC é no polidesportivo da escola (do outro lado da estrada) e o carro/tenda fica à beira da estrada fechada para o evento. Armei a tenda, descarreguei as caixas, saco cama e aprendi a Green Hill Zone num poste de sinalização vertical, ao lado da tenda, com o kryptonite. Já eram 22h30 da noite e deitei me. O piso era desconfortável, pois estava a dormir no passeio. À meia noite o pessoal das Bicicletas Brasil fizeram uma barulheira com o descarregar e montagem das tendas. Depois veio o sossego e os grilos. Cri, Cri. Sábado, 07 de Julho Levantei às 8h, arrastei para o balneário do polidesportivo e usei a única casa de banho. Não consegui fazer nada e voltei para a tenda. Organizei as coisas e dei um pulo ao intermache local. Os astros

(Temporary Backup) 24h Coruche 2019_V2

24h Coruche 2019 A ideia O trabalho de casa A inscrição  A véspera  O 24h Pós corrida O regresso ao quotidiano A idea      Ora, o meu amigo Honda falava de certos eventos como o 24h Lisboa e afins. Eu nunca tive chance de participar nestes eventos por falta de condições. Os anos passaram e fui ganhando mais recursos e melhor preparação física. Em Janeiro de 2019, os astros alinharam se: vou participar num 24h!  O trabalho de casa A bike      Falta um semestre para o evento e eu não sei de nada. Calmamente comecei a olhar para a "garagem", para as bikes que eu tinha acumulado com o tempo: Canyon Nerve ESX 7.0 '08, Cannondale 29er Trail 4 '13, GT Freestyle BMX e B'Twin Hoptown 320.  Uma bike fully , uma hard tail , uma commuting bike e uma bmx … Uma bike roda 29, outra de roda 26 e duas de rodinha 20. A bike mais fiável seria a hard tail . Com esta decisão, comecei a focar nas peças que teria de adaptar para o evento.